ESTE BLOG TEM O INTUITO DE DIVULGAR AS BELEZAS NATURAIS DE VÁRIAS CIDADES BRASILEIRAS (algumas visitadas por mim) ATRAVÉS DE FOTOS, E DEMONSTRAR O SEU POTENCIAL TURÍSTICO. AS PECULIARIDADES DE CADA CIDADE BRASILEIRA, SÓ AUMENTA A CERTEZA DE QUE VALE A PENA CONHECER E APRECIAR O NOSSO GRANDIOSO BRASIL!


terça-feira, 27 de maio de 2014

Piranhas - AL, Um paraíso escondido com exuberantes belezas naturais

Piranhas é um município que fica localizado no oeste de Alagoas. Sua população é de 21.716 habitantes e sua área é de 409,1 km² (53,23 h/km²).
Limita ao norte com o município de Inhapi, ao sul com o estado de Sergipe, a leste com os municípios de São José da Tapera e Pão de Açúcar, a oeste com o município de Olho d'Água do Casado e a nordeste com o município de Senador Rui Palmeira.http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/alagoas/piranhas
Piranhas ficou nacionalmente conhecida por ser a cidade onde a cabeça de Lampião, e outros do seu bando, ficaram expostos após decapitação. Em Piranhas também foi rodado o filme Baile perfumado, com o mesmo tema do Cangaço. No museu da cidade pode ainda ser visto várias fotos do bandido Lampião. Inclusive a famosa foto que mostra o empilhamento das cabeças na escadaria da prefeitura do município. Neste mesmo museu trabalha hoje, como auxiliar, um dos policiais que, na época, mataram Lampião e seu bando.
O município ainda é banhado pelo majestoso Rio São Francisco. Piranhas foi reconhecida como patrimonio histórico nacional, pelo IPHAN. Dentre as festas que mais se destacam na cidade estão o carnaval, que se realiza no centro historico. O forrogaço no bairro Xingó, que se realiza no início de junho, comemorando o aniversário da cidade e antecipação das festas juninas.
Cidade razoavelmente calma, com bom desempenho turístico, mas com uma econômia muito fraca e totalmente dependente do recebimento de royalties, provenientes da Chesf.
Entrada da Cidade

Centro Histórico

Vista do Alto do Cruzeiro

Vista do Alto do Cruzeiro


Trem turístico em Piranhas

Quando entrar em operação, o trem turístico realizará passeios às margens do Rio São Francisco, com início no centro histórico, passando pela Hidrelétrica Xingó até o lago do mesmo nome. A velha e tradicional maria-fumaça será, em breve, atrativo turístico da cidade de Piranhas, no Alto Sertão alagoano. A prefeita da cidade, Mellina Freitas, assinou o contrato de repasse envolvendo o município de Piranhas, a Caixa Econômica Federal e a Companhia de Trens Urbanos (CBTU), para a implantação de linha férrea que vai interligar a cidade ao Lago de Xingó.

Quando entrar em operação, o trem turístico realizará passeios às margens do Rio São Francisco, com início no centro histórico, passando pela Hidrelétrica Xingó até o lago do mesmo nome, no trajeto de 12,5 km, onde será construído um terminal turístico. A obra, que vai impulsionar o turismo nessa cidade ribeirinha, distante 280 Km de Maceió, será tocada com recursos do Ministério do Turismo (MTur), viabilizados por emendas do senador Benedito de Lira.

Antiga Estação Ferroviária

Vista do Alto do Cruzeiro

Entrada da Cidade

Alto do Cruzeiro


Novo roteiro turístico em Alagoas destaca viagem feita por D Pedro II

Expedição que começa nesta sexta (16) refaz o caminho de Pedro II pelo Rio São Francisco para promover o turismo histórico e cultural da região

Nesta sexta-feira (16), um grupo de jornalistas e agentes de turismo de vários estados do Brasil partem de Piaçabuçu (AL) para a expedição 'Caminhos do Imperador'. Durante quatro dias eles irão percorrer o caminho feito pelo Imperador Pedro II ao longo do Rio São Francisco. Entre os integrantes da expedição está o bisneto da princesa Izabel e trineto de Dom Pedro II, Dom João Henrique de Orleans e Bragança.
A iniciativa está sendo coordenada pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Caminhos do São Francisco, dentro de um projeto que visa estimular o fortalecimento do turismo histórico de forma sustentável em toda a região do Rio São Francisco. Ao todo, eles vão percorrer 1.476 quilômetros, de Piaçabuçu a Paulo Afonso, na Bahia.
Os turismólogos Ana Rogatto e Jairo Oliveira e a professora Lúcia Regueira são os idealizadores da expedição, coordenada pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado do Turismo, da Cultura e Comunicação Social, e do Sebrae em Alagoas.
A idéia surgiu em 2006, quando Jairo e outros dois turismólogos participavam do Salão de Turismo de São Paulo e perceberam a procura por roteiros que explorassem a história e as belezas do Rio São Francisco. “Passamos três anos tentando elaborar um projeto e estudando a região para ver de que forma poderíamos dar visibilidade a ela. Foi quando identificamos a história da passagem de Dom Pedro II e resolvemos dar este foco histórico e cultural à região. Como este ano fazem 150 anos que D. Pedro II fez essa viagem, resolvemos comemorar e divulgar essa rota como meio de mobilização dos gestores da região a apoiar e vender esse roteiro”, disse Jairo.
Segundo ele, a proposta é que a rota ganhe mais visibilidade e que novos empreendimentos surjam a fim de desenvolver de forma sustentável o turismo naquela região. “Queremos colocar na prateleiras das operadoras de turismo de todo o Brasil este novo roteiro. E já na expedição a Ambiental, uma das mais importantes operadoras de ecoturismo do Brasil, participa como parceira comercial”, complementou o turismólogo.
O roteiro Caminhos do São Francisco abrange passeios exóticos e de forte apelo ecológico. Em Piaçabuçu, por exemplo, a 140 quilômetros de Maceió, é possível descer o Rio São Francisco de barco até seu encontro com o mar. A paisagem do roteiro fica ainda mais bonita com as várias espécies de aves e a área de preservação de tartarugas marinhas.
“Essa expedição será importante para a divulgação regional e nacional da região como destino turístico e como potencial em belezas naturais, históricas e culturais. Queremos formatar esse roteiro e melhorar a economia desses municípios”, destacou Marina Gatto, coordenadora do APL Caminhos do São Francisco pelo Sebrae/AL.
A expedição irá percorrer os municípios alagoanos de PiranhasDelmiro Gouveia, Traipú, Pão de AçúcarPiaçabuçu, Penedo e Porto Real do Colégio, além de Propriá (SE), Jatobá (PE) e Paulo Afonso (BA). Na passagem por esses lugares, os expedicionários serão recepcionados com almoços, jantares, show pirotécnico, apresentações musicais e manifestações culturais e folclóricas. Cada município que compõe o roteiro irá receber uma placa para marcar a passagem de Dom Pedro II.
O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, o desembargador Washington Luis, a empresária Thereza Collor e senadores da República também deverão participar da expedição. O projeto conta, ainda, com a parceria da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), das prefeituras dos municípios envolvidos, das empresas Opara Turismo, Angicotours e Aeroturismo. Mais informações pelo (82) 4009-1626 / 8823-3973.
Serviço:
Sebrae/AL - (82) 4009-1600
Centro Histórico

Vista do Alto do Cruzeiro
Gruta do Talhado no Rio São Francisco

Gruta do Talhado no Rio São Francisco

Descubra o paraíso escondido na cidade de Piranhas, em Alagoas

A beleza paisagística do lugar é surreal, sua arquitetura é deslumbrante e parecida com o estilo barroco. As águas de cor verde-esmeralda formam um imenso lago, favorecendo passeios de catamarãs para apreciar as paisagens maravilhosas, como o cânion.

A cidade de Piranhas fica a 280 quilômetros de Maceió e também foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Possui um patrimônio histórico marcante, pois nessa pequena cidade tiveram acontecimentos históricos importantes como a visita de Dom Pedro II em 1859, a construção da estrada de ferro em 1881, a morte de Lampião o maior mito do Cangaço em 1938, sem esquecer da exposição em praça pública das cabeças de Virgulino Ferreira da Silva, Maria Bonita e nove cangaceiros. Parte dessa história curiosa do município de Piranhas está guardada no Museu do Sertão, localizado na antiga Estação Ferroviária. Destacamos duas igrejas lindas para se conhecer: a Igreja de Nossa Senhora da Saúde e a Igreja do Santo Antonio, ambas construídas no século XVIII.
No fim do século XIX foi construído um monumento incrível em cima de um morro para saudar a chegada do século XX. Neste local se tem se a mais bela vista do Rio São Francisco emoldurando a cidade que fica entre morros.
Na cidade fica localizada a Usina Hidrelétrica de Xingó, que se tornou um grande atrativo turístico. As águas de cor verde-esmeralda formam um imenso lago, favorecendo passeios de saveiros e catamarãs para apreciar as paisagens maravilhosas, como o cânion, um monumento da natureza perfeito. Se você fizer esse passeio não esquece de dar um mergulho no Lago do Talhado para se refrescar.
A beleza paisagística do lugar é surreal, sua arquitetura é deslumbrante e parecida com o estilo barroco. Nas noites de luar deve-se ir até os mirantes para aproveitar a noite com a tranquilidade do local e em alguns restaurantes à margem do rio pode-se escutar canções dos seresteiros e degustar os deliciosos pratos da culinária regional, principalmente o famoso Pitu, um tipo de camarão grande.
Piranhas também é conhecida pelo seu ecoturismo com as trilhas do Rio Capiá, da Via Férrea, do Mirante do Talhado, da Pedra do Sino e outras, locais recomendados para caminhadas que deixam os turistas entre montanhas, com uma visão da linda vegetação da caatinga e vários sítios arqueológicos.
Não esqueça de ir até o povoado de Entremontes, que faz parte do município, sendo conhecido nacionalmente pelo rico artesanato. pontos. São peças em “redendê” e ponto-de-cruz, que encantam os nossos olhos.
Aproveite o tempo por Alagoas e conheça Piranhas é uma cidade encantadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário