ESTE BLOG TEM O INTUITO DE DIVULGAR AS BELEZAS NATURAIS DE VÁRIAS CIDADES BRASILEIRAS (algumas visitadas por mim) ATRAVÉS DE FOTOS, E DEMONSTRAR O SEU POTENCIAL TURÍSTICO. AS PECULIARIDADES DE CADA CIDADE BRASILEIRA, SÓ AUMENTA A CERTEZA DE QUE VALE A PENA CONHECER E APRECIAR O NOSSO GRANDIOSO BRASIL!


terça-feira, 27 de maio de 2014

Paulo Afonso-BA , Cidade refúgio para o cangaceiro Lampião

A Cidade
Paulo Afonso, na Bahia, é um daqueles lugares que todos já ouviram algum comentário. Lá que está localizada a CHESF (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), um dos maiores parques energéticos da América Latina, onde passa o famosoRio São Francisco, mais conhecido como “Velho Chico”. A cidade também já serviu de refúgio para o cangaceiro Lampião, Maria Bonita e seu bando.
Atualmente o local é o mais novo e promissor destino turístico para os pesquisadores e amantes do cangaço e para quem gosta de praticar esportes náuticos e de aventura, localizado a 480 km de Salvador, no sertão baiano.
A visita ao Complexo Hidroelétrico da CHESF é um dos grandes atrativos do município de Paulo Afonso, mas não é o único. O visitante ainda pode passear de catamarã pelo cânion do São Francisco, no Povoado Rio do Sal (15 km de Paulo Afonso) e visitar o museu a céu aberto, com mais de 100 sítios arqueológicos com pinturas rupestres datadas de 9 mil anos.
Além disso, Paulo Afonso também oferece rico artesanato, especialmente de linhas, da Malhada Grande; trilhas para a prática de esportes de aventura; subida à Serra do Umbuzeiro, passeio aoRaso da Catarina – a maior reserva de caatinga do mundo e área de proteção ambiental de animais ameaçados em extinção como a ararinha azul -, e um passeio à Casa de Maria Bonita, rainha do cangaço.
Os grandes e pequenos lagos que transformam a cidade de Paulo Afonso em uma grande ilha também são alternativas de passeios e opções de lazer e competições náuticas.
Se depender do povo acolhedor e do visual mágico, Paulo Afonso certamente será destino obrigatório para os turistas, aventureiros e esportistas que buscam lugares ainda pouco explorados, mas com milhares de atrações.
Distante 480 km de Salvador, 460 km de Recife e 380 km de Maceió, Paulo Afonso conta com um moderno aeroporto e infra-estrutura turística que oferece cerca de mil leitos, bares, restaurantes e áreas de lazer.

Onde Ficar  (http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/bahia/paulo-afonso/hotel-pousada/)
Hotel Belvedere
Avenida Apolônio Sales, 457
Centro - (75) 3281-3814
Hotel Cacique
Avenida Getúlio Vargas 210 Centro
Centro - (75) 3281-1134
Hotel Paradise
Rodovia BR 110, S/N Aeroporto
(75) 3281-4669
Palace Hotel
Avenida Apolônio Sales, 319
Centro - (75) 3281-4521
Porthal da Ilha
Avenida Apolonio Sales, 1090
Centro - (75) 3281-1494
Pousada Akalanto
Rua Alto Novo, 72
Centro - (75) 3281-9314
Pousada Central
Rua Monsenhor Magalhães, 402
Centro - (75) 3281-5671
Pousada Energia
Avenida Apolônio Sales, 910
Centro - (75) 3281-5528
Pousada Ilha Bela
Rua Otaviano Leandro de Moraes, 381
Centro - (75) 3281-2086
Pousada Imperial
Avenida Getúlio Vargas, 224
Centro - (75) 3281-1232
Pousada Ipanema
Avenida Landulfo Alves, 224
Centro - (75) 3281-3369
Pousada Paulo Afonso
Avenida Apolônio Sales 1055 Centro
(75) 3281-3888
Pousada São Francisco
Rua Otaviano Leandro de Moraes, 625
Centro - (75) 3281-5295
Pousada São Geraldo
Rua da Grécia, 15
Centro - (75) 3281-3375
Ritz Palace Hotel
Avenida Getúlio Vargas, 117
Centro - (75) 3281-3860
San Marino Hotel
Avenida Getúlio Vargas, 3
Centro - (75) 3281-3026
Sos Pousada
Rua José Hemeterio de Carvalho, S/N Centro
(75) 3281-3530
    Atrativos Turísticos (http://www.pauloafonsooficial.com.br/lazer.html)

      Beleza Natural Única

      Você tem belos motivos para viajar até os Cânions do São Francisco: Diversidade geológica, história, culinária...Muitos são os atrativos turísticos como Paredões Sedimentares, Caatinga, Animais Silvestres, Restaurante Ecológico Castanho, Mergulhos, Trilhas e o passeio no Catamarã Menestrel das Alagoas que guardam a simplicidade e beleza da região.

      - Visita a Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso/BA
      Para aproveitar o desnível do rio São Francisco, as usinas foram construídas na década de 40, mas começaram a ser exploradas comercialmente em 1971. 
      A cachoeira de Paulo Afonso fica neste local. A PA-1 tem três unidades que produzem 180 mil kW, a PA-2 tem seis unidades e pode gerar 480 mil kw e PA-3 tem quatro unidades, com capacidade para produzir 864 mil kW. Grande parte da energia elétrica consumida no Nordeste vem das usinas de Paulo Afonso.
      - Trilha pela Serra do Umbuzeiro
      Como alternativa de maior aventura, há caminhadas em trilhas na Serra do Umbuzeiro, onde fica a casa na qual viveu Maria Bonita, hoje restaurada. Situada a 18 quilômetros de Paulo Afonso, possui 507 metros de altitude e vegetação típica da caatinga. Há uma trilha que leva o visitante ao pé da serra, assim como locais propícios para a prática de rapel. No meio da trilha encontra-se o Buraco da Espingarda, local onde se diz que Lampião escondeu uma espingarda e que, quando ele voltou, a arma havia desaparecido.

      - Nas trilhas de Lampião
      Após atravessar a aridez do sertão na continuação da viagem até Canindé do São Francisco, o turista enfim avista água - muita água, um convite para um programa mais relaxante. Além do balneário, Xingó guarda heranças de capítulos pouco conhecidos da História do Brasil, como o movimento do cangaço. O lugar, antigo reduto do bando de Lampião, oferece roteiros que refazem os caminhos dos cangaceiros. O principal deles parte da cidade histórica de Piranhas, situada ali ao lado, na margem alagoana do São Francisco. A localidade, berço do poderio econômico do sertão durante o Império, ponto de parada para os vapores que circulavam com mercadorias pelo rio, preserva igrejas e casarios neoclássicos. Na antiga estação ferroviária da cidade, tombada pelo Patrimônio Histórico, funciona o Museu do Sertão, que guarda fotos e peças dos tempos do cangaço. De lá são poucos minutos de barco até chegar à outra margem do rio, ponto de partida de uma trilha de 680 metros que leva à Grota do Angico, no município de Poço Redondo (SE), local exato onde Lampião e vários cangaceiros foram executados numa emboscada das forças policiais em 1938.

      - Passeio de catamarã pelo Rio São Francisco
      Em Paulo Afonso, paredões rochosos cercam as águas do rio São Francisco formando um vale, cuja profundidade varia de 30 a 170 metros. Por ter 65 km de comprimento é considerado um dos maiores cânions navegáveis do mundo.
      As encostas parecem ter sido esculpidas à mão, tamanho o número de detalhes e relevos presentes na rocha - magmática e metamórfica, de granito, vermelha e cinza.
      Em volta deste cenário surpreendente e diante de tanta água, mesmo em tempos de seca, a caatinga predomina na região. Num simples passeio, avistam-se calangos e corujas, mas há muitas outras espécies de répteis, aves e insetos.
      Uma das melhores vistas do cânion de Paulo Afonso é a que se tem sobre a ponte metálica D. Pedro II, que liga Bahia e Alagoas por meio da BR-110. É neste local que se pratica o bungee-jump, um dos principais esportes de aventura disponíveis na cidade.              
      - Bonde do Angiquinho
      Usado antigamente para transportar os trabalhadores da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), o bondinho hoje tem outras funções em Paulo Afonso: é usado para o turismo e para a prática de rapel (descida em cordas).
      Com capacidade para oito pessoas, o bonde liga Paulo Afonso, que fica na margem direita do rio São Francisco, a Delmiro Gouveia, em Alagoas. A 100 metros de altura, percorre 360 metros entre as duas cidades.
      A visão aérea permite avistar belos pontos, como a cachoeira de Paulo Afonso, a ponte metálica, a furna do Morcego, onde Lampião se refugiava, e o Salto do Cruatá. O bondinho funciona diariamente, das 8h às 17h.
      - Raso da Catarina
      O Raso da Catarina, que está sob fiscalização do Ibama, é uma reserva ecológica que tem 6.400 quilômetros quadrados de extensão. A área é dividida entre reserva biológica e indígena, onde moram os pancararés.
      Recoberto pela caatinga, o Raso da Catarina tem clima semelhante aos das áreas desérticas. A temperatura pode chegar a 40ºC durante o dia e a 10º C à noite. O cânion da baixa do Chico, com 12 km de extensão e vegetação nativa, é a região mais visitada. Entre as atrações estão as formações rochosas esculpidas pelo vento, que se assemelham a castelos, torres e bispos do tabuleiro de xadrez.
      Uma capela natural, onde há um nicho com uma imagem identificada como sendo de Santa Rita, foi esculpida pela erosão eólica. É neste local que se realiza, todos os anos, uma romaria.
      Os xique-xiques e mandacarus, sempre citados nas músicas que falam do Nordeste, as coroas-de-frade, os facheiros, as palmatórias e as bromeláceas, como a macambira, e árvores, como o juazeiro, o umbuzeiro, o jatobá e o pereiro são plantas encontradas no local. Aves coloridas e pequenos animais, como o tatu, compõem a fauna. A reserva ecológica do Raso da Catarina é considerada a maior reserva de caatinga do mundo, além de ser área de preservação da Ararinha Azul, animal ameaçado de extinção. Segundo a lenda nordestina, Lampião teria se refugiado no Raso da Catarina, onde escondia tesouros e armas.

       Cachoeira de Paulo Afonso



       Usina de Paulo Afonso


       Cânions do Rio São Francisco


       Ponte Sobre o Rio São Francisco, dividindo BA e AL

       Usina de Paulo Afonso


       Antiga Usina de Angiquinho









Nenhum comentário:

Postar um comentário