A Cidade
Paulo Afonso, na Bahia, é um daqueles lugares que todos já ouviram algum comentário. Lá que está localizada a CHESF (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), um dos maiores parques energéticos da América Latina, onde passa o famosoRio São Francisco, mais conhecido como “Velho Chico”. A cidade também já serviu de refúgio para o cangaceiro Lampião, Maria Bonita e seu bando.
Atualmente o local é o mais novo e promissor destino turístico para os pesquisadores e amantes do cangaço e para quem gosta de praticar esportes náuticos e de aventura, localizado a 480 km de Salvador, no sertão baiano.
A visita ao Complexo Hidroelétrico da CHESF é um dos grandes atrativos do município de Paulo Afonso, mas não é o único. O visitante ainda pode passear de catamarã pelo cânion do São Francisco, no Povoado Rio do Sal (15 km de Paulo Afonso) e visitar o museu a céu aberto, com mais de 100 sítios arqueológicos com pinturas rupestres datadas de 9 mil anos.
Além disso, Paulo Afonso também oferece rico artesanato, especialmente de linhas, da Malhada Grande; trilhas para a prática de esportes de aventura; subida à Serra do Umbuzeiro, passeio aoRaso da Catarina – a maior reserva de caatinga do mundo e área de proteção ambiental de animais ameaçados em extinção como a ararinha azul -, e um passeio à Casa de Maria Bonita, rainha do cangaço.
Os grandes e pequenos lagos que transformam a cidade de Paulo Afonso em uma grande ilha também são alternativas de passeios e opções de lazer e competições náuticas.
Se depender do povo acolhedor e do visual mágico, Paulo Afonso certamente será destino obrigatório para os turistas, aventureiros e esportistas que buscam lugares ainda pouco explorados, mas com milhares de atrações.
Distante 480 km de Salvador, 460 km de Recife e 380 km de Maceió, Paulo Afonso conta com um moderno aeroporto e infra-estrutura turística que oferece cerca de mil leitos, bares, restaurantes e áreas de lazer.
Onde Ficar (http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/bahia/paulo-afonso/hotel-pousada/)
Hotel Belvedere
Avenida Apolônio Sales, 457
Centro - (75) 3281-3814 |
Hotel Cacique
Avenida Getúlio Vargas 210 Centro
Centro - (75) 3281-1134 |
Hotel Paradise
Rodovia BR 110, S/N Aeroporto
(75) 3281-4669 |
Palace Hotel
Avenida Apolônio Sales, 319
Centro - (75) 3281-4521 |
Porthal da Ilha
Avenida Apolonio Sales, 1090
Centro - (75) 3281-1494 |
Pousada Akalanto
Rua Alto Novo, 72
Centro - (75) 3281-9314 |
Pousada Central
Rua Monsenhor Magalhães, 402
Centro - (75) 3281-5671 |
Pousada Energia
Avenida Apolônio Sales, 910
Centro - (75) 3281-5528 |
Pousada Ilha Bela
Rua Otaviano Leandro de Moraes, 381
Centro - (75) 3281-2086 |
Pousada Imperial
Avenida Getúlio Vargas, 224
Centro - (75) 3281-1232 |
Pousada Ipanema
Avenida Landulfo Alves, 224
Centro - (75) 3281-3369 |
Pousada Paulo Afonso
Avenida Apolônio Sales 1055 Centro
(75) 3281-3888 |
Pousada São Francisco
Rua Otaviano Leandro de Moraes, 625
Centro - (75) 3281-5295 |
Pousada São Geraldo
Rua da Grécia, 15
Centro - (75) 3281-3375 |
Ritz Palace Hotel
Avenida Getúlio Vargas, 117
Centro - (75) 3281-3860 |
San Marino Hotel
Avenida Getúlio Vargas, 3
Centro - (75) 3281-3026 |
Sos Pousada
Rua José Hemeterio de Carvalho, S/N Centro
(75) 3281-3530 |
- Atrativos Turísticos (http://www.pauloafonsooficial.com.br/lazer.html)
Beleza Natural Única
Você tem belos motivos para viajar até os Cânions do São Francisco: Diversidade geológica, história, culinária...Muitos são os atrativos turísticos como Paredões Sedimentares, Caatinga, Animais Silvestres, Restaurante Ecológico Castanho, Mergulhos, Trilhas e o passeio no Catamarã Menestrel das Alagoas que guardam a simplicidade e beleza da região.
- Visita a Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso/BA
Para aproveitar o desnível do rio São Francisco, as usinas foram construídas na década de 40, mas começaram a ser exploradas comercialmente em 1971.
A cachoeira de Paulo Afonso fica neste local. A PA-1 tem três unidades que produzem 180 mil kW, a PA-2 tem seis unidades e pode gerar 480 mil kw e PA-3 tem quatro unidades, com capacidade para produzir 864 mil kW. Grande parte da energia elétrica consumida no Nordeste vem das usinas de Paulo Afonso.
A cachoeira de Paulo Afonso fica neste local. A PA-1 tem três unidades que produzem 180 mil kW, a PA-2 tem seis unidades e pode gerar 480 mil kw e PA-3 tem quatro unidades, com capacidade para produzir 864 mil kW. Grande parte da energia elétrica consumida no Nordeste vem das usinas de Paulo Afonso.
- Trilha pela Serra do Umbuzeiro
Como alternativa de maior aventura, há caminhadas em trilhas na Serra do Umbuzeiro, onde fica a casa na qual viveu Maria Bonita, hoje restaurada. Situada a 18 quilômetros de Paulo Afonso, possui 507 metros de altitude e vegetação típica da caatinga. Há uma trilha que leva o visitante ao pé da serra, assim como locais propícios para a prática de rapel. No meio da trilha encontra-se o Buraco da Espingarda, local onde se diz que Lampião escondeu uma espingarda e que, quando ele voltou, a arma havia desaparecido.
- Nas trilhas de Lampião
Após atravessar a aridez do sertão na continuação da viagem até Canindé do São Francisco, o turista enfim avista água - muita água, um convite para um programa mais relaxante. Além do balneário, Xingó guarda heranças de capítulos pouco conhecidos da História do Brasil, como o movimento do cangaço. O lugar, antigo reduto do bando de Lampião, oferece roteiros que refazem os caminhos dos cangaceiros. O principal deles parte da cidade histórica de Piranhas, situada ali ao lado, na margem alagoana do São Francisco. A localidade, berço do poderio econômico do sertão durante o Império, ponto de parada para os vapores que circulavam com mercadorias pelo rio, preserva igrejas e casarios neoclássicos. Na antiga estação ferroviária da cidade, tombada pelo Patrimônio Histórico, funciona o Museu do Sertão, que guarda fotos e peças dos tempos do cangaço. De lá são poucos minutos de barco até chegar à outra margem do rio, ponto de partida de uma trilha de 680 metros que leva à Grota do Angico, no município de Poço Redondo (SE), local exato onde Lampião e vários cangaceiros foram executados numa emboscada das forças policiais em 1938.
Em Paulo Afonso, paredões rochosos cercam as águas do rio São Francisco formando um vale, cuja profundidade varia de 30 a 170 metros. Por ter 65 km de comprimento é considerado um dos maiores cânions navegáveis do mundo.
As encostas parecem ter sido esculpidas à mão, tamanho o número de detalhes e relevos presentes na rocha - magmática e metamórfica, de granito, vermelha e cinza.
Em volta deste cenário surpreendente e diante de tanta água, mesmo em tempos de seca, a caatinga predomina na região. Num simples passeio, avistam-se calangos e corujas, mas há muitas outras espécies de répteis, aves e insetos.
Uma das melhores vistas do cânion de Paulo Afonso é a que se tem sobre a ponte metálica D. Pedro II, que liga Bahia e Alagoas por meio da BR-110. É neste local que se pratica o bungee-jump, um dos principais esportes de aventura disponíveis na cidade.
- Bonde do Angiquinho
Usado antigamente para transportar os trabalhadores da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), o bondinho hoje tem outras funções em Paulo Afonso: é usado para o turismo e para a prática de rapel (descida em cordas).
Com capacidade para oito pessoas, o bonde liga Paulo Afonso, que fica na margem direita do rio São Francisco, a Delmiro Gouveia, em Alagoas. A 100 metros de altura, percorre 360 metros entre as duas cidades.
A visão aérea permite avistar belos pontos, como a cachoeira de Paulo Afonso, a ponte metálica, a furna do Morcego, onde Lampião se refugiava, e o Salto do Cruatá. O bondinho funciona diariamente, das 8h às 17h.
- Raso da Catarina
O Raso da Catarina, que está sob fiscalização do Ibama, é uma reserva ecológica que tem 6.400 quilômetros quadrados de extensão. A área é dividida entre reserva biológica e indígena, onde moram os pancararés.
Recoberto pela caatinga, o Raso da Catarina tem clima semelhante aos das áreas desérticas. A temperatura pode chegar a 40ºC durante o dia e a 10º C à noite. O cânion da baixa do Chico, com 12 km de extensão e vegetação nativa, é a região mais visitada. Entre as atrações estão as formações rochosas esculpidas pelo vento, que se assemelham a castelos, torres e bispos do tabuleiro de xadrez.
Uma capela natural, onde há um nicho com uma imagem identificada como sendo de Santa Rita, foi esculpida pela erosão eólica. É neste local que se realiza, todos os anos, uma romaria.
Os xique-xiques e mandacarus, sempre citados nas músicas que falam do Nordeste, as coroas-de-frade, os facheiros, as palmatórias e as bromeláceas, como a macambira, e árvores, como o juazeiro, o umbuzeiro, o jatobá e o pereiro são plantas encontradas no local. Aves coloridas e pequenos animais, como o tatu, compõem a fauna. A reserva ecológica do Raso da Catarina é considerada a maior reserva de caatinga do mundo, além de ser área de preservação da Ararinha Azul, animal ameaçado de extinção. Segundo a lenda nordestina, Lampião teria se refugiado no Raso da Catarina, onde escondia tesouros e armas.
Cachoeira de Paulo Afonso
Nenhum comentário:
Postar um comentário