Jericoacoara - Berço de uma das praias mais belas do mundo
A cidade de Jijoca de Jericoacoara é o ponto de apoio para quem vai para a Praia de Jericoacoara. Em Jijoca os turistas pegam os carros com tração que levam à paradisíaca praia de “Jeri”, como é carinhosamente chamada pelos nativos, é uma praia de difícil acesso. A dificuldade, cuidadosamente mantida pela população nativa, garante o isolamento e a proteção das belezas naturais.
A maioria das pousadas de Jijoca fica à beira da Lagoa do Paraíso. A lagoa Azul também é uma boa atração no município.
Situada a 280 km da capital do Ceará, Fortaleza, e 23 km da praia internacional de Jericoacoara, Jijoca aguarda com carinho todos os turístas que chegam de carro (e ônibus) como ponto de apoio para deixar os veículos e pegar um bugue, jardineira ou veículos de tração 4x4 para vencer os quilômetros de distancia até a belíssima vila de Jericoacoara.
É por causa desta dificuldade de acesso, que Jeri, chamada assim pelos intimos, é mantida cuidadosamente pela população nativa, garantindo isolamento e total proteção das belezas naturais do Parque Nacional de Jericoacoara, criado em 2002 por fortalecer a área de proteção ambiental (APA).
Jijoca é muito conhecida pela sua lagoa, que em trechos diferentes divide-se na Lagoa Azul a Lagoa Paraíso, consideradas por muitas pessoas as mais belas praias de Jericoacoara, com areias finas e branquíssimas e águas cristalinas comparáveis ao Caribe.
Leia mais detalhes sobre a Lagoa de Jijoca dividida nos seus dois belíssimos trechos: Lagoa de Jijoca.
MARCOS HISTÓRICOS http://www.jeri-brazil.org/historia-jericoacoara.html
Desde 1994 quando foi divulgada para o mundo como uma das 10 praias mais belas pelo Jornal Washington Post, o turismo se consolidou nesta pequena vila de pescadores. Desde então, turistas de diversas partes do mundo começaram a vir e se encantar pela beleza das dunas, extensas praias e pelo clima perfeito: sol e vento durante, no mínimo, 8 meses por ano. Em 2002 foi criado o atual Parque Nacional de Jericoacoara. O aniversário de Jericoacoara è o 15 de Junho.
Jericoacoara completou em 2008 a sua primeira década com luz elétrica.
1923 - Criação de Jericoacoara
Jericoacoara foi oficialmente criada pela lei municipal nº 94, de 29 de junho de 1923.
1970/1980 - Descoberta definitivamente pelo Turismo
Descoberta pelo turismo nacional e internacional em meados da década de 70/80.
1984 - APA - Área de Proteção Ambiental
A aldeia de pescadores de Jericoacoara foi declarada uma APA - Área de Proteção Ambiental por uma lei federal, presumivelmente para limitar o desenvolvimento da cidade e contribuir para a conservação de sua paisagem.
1992 - Limite de Construção em Jericoacoara
A construção de mais alojamentos foi proibida neste ano, a fim de limitar a quantidade de turistas e visitantes na região de Jericoacoara.
1994 - O Artigo do Washington Post Magazine
Um dos mais importantes anos da história de Jericoacoara, é publicado um artigo no Post Travel Magazine (The Washington Post), que declara Jericoacoara como uma das 10 mais belas praias do mundo para todos os seus aspectos naturais. De agora em diante a fama da pequena aldeia de pescadores chega em qualquer lugar.
1998 - Luz Elétrica
Neste ano, muito importante por Jericoacoara, chega a rede elétrica subterrânea para suprir apenas as casas (não há postes na rua). Até o 1998 a luz elétrica só existia com lâmpadas alimentadas por geradores...as ruas com a luz da lua e das estrelas.
2002 - Parque Nacional
Neste ano, o IBAMA, juntamente ao governo do Ceará e da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, transformaram a área de Jericoacoara em um verdadeiro Parque Nacional.
2014 - Hoje a beleza de Jericoacoara continua sem limites.A Origem do Nome Jericoacoara
O nome quer dizer buraco das tartarugas, uma referência ao fato de Jericoacoara ser uma praia onde ocorre desova de tartarugas marinhas. Algumas pessoas dizem que o nome vem da serra do Serrote, que tem o formato de um jacaré deitado, ou, numa expressão local, de um jacaré quarando ao sol, e que o lugar antes era chamado de Jacarequara, trasformando-se, com o passar do tempo, para o atual, internacionalmente conhecido como Jericoacoara ou simplesmente Jeri, pela população local.
CURIOSIDADES www.portaljericoacoara.com.br
Jericoacoara é considerada uma das praias mais exuberantes do planeta, então, preocupações devem ser deixadas de lado, dando importância primeiramente ao que a natureza criou durante muitos anos para seu bel-prazer.
Não há dúvida que a beleza de Jeri é muito diversa, não é por acaso que os passeios de buggy e quadriciclos são os mais procurados pelo turista. Lagoas imersas entre enormes dunas, praias virgens, esculturas naturais nas rochas do Serrote rodeiam esta mágica vila. Lembre-se Jericoacoara é um Parque Nacional onde a ecologia tem um significado muito valioso entre os moradores.
Através dos anos a vila tem se adequado às exigências de quem visita Jeri, a estrutura turística é uma das mais importantes do estado do Ceará, conta com mais de 90 pousadas e hotéis além de uma gastronomia internacional com mais de 40 restaurantes de especialidades diversas: italiana, francesa, regional entre outras.
Outro destaque importante de Jericoacoara é o esporte, escolas de windsurf, kitesurf, capoeira, sandboard, vem sendo um dos atrativos mais importantes da região. As características geográficasde Jeri e Preá proporcionam todo o necessário para a aprendizagem como assim também prática e competência destas modalidades. Campeonatos de windsurf e kitesurf são periodicamente organizados em Jericoacoara pelas melhores organizações do Brasil e do mundo.
Um dos ícones mais importantes de Jeri é a pedra furada, formação rochosa esculpida pelo mar por milhares de anos. O interessante da Pedra Furada é também o caminho que leva você até lá e a energia que paira no ar. Para os mais místicos o lugar tem uma energia diferente dos demais locais. Para garantir a preservação do local, O parque Nacional de Jericoacoara ganhou 400 hectares de terra, totalizando 8.850ha, incluindo, assim, o manguezal do Rio Guriú, reducto dos cavalos marinhos, além de algumas dunas fixas e tabuleiros cobertos por vegetação nativa.
A conservação do local é o que faz de Jericoacoara um lugar exclusivo. Jericoacoara fica a 313km de Fortaleza, com acesso pelas BR's 222 e 402, passando pelas CE's 085, 422, 354, 402 e 179. Tatajubatambém é um ponto obrigatório localizado a 72 km da vila.
Jeri é um lugar fora do comum comparado com o mundo moderno das grandes cidades, com tempos corridos, engarrafamentos e filas... As ruas são cobertas de areia e as praias extendem-se por quilômetros sem interferências visuais... Tudo tem um toque mais lento e mais descontraído.
Até cerca de 20 anos atrás, Jeri era apenas uma simples vila de pescadores isolada do mundo, visitada somente por viajantes aventureiros. Não havia estradas, eletricidade, telefone, televisão, jornais e pouco se usava dinheiro. O comércio era feito através de troca de produtos, como peixe por arroz, e assim por diante. Mas todo isso não quer dizer que você vai ter que se privar do conforto e luxo. Quase tudo que desejar, você pode ter em Jeri; desde massagens a jantares deliciosos, de bares tranqüilos a casas com música ao vivo, além de excelentes Hotéis em jericoacoara para todos os gostos. A cidade ficou famosa por ser uma das praias mais belas e longas do mundo, cercada por dunas e lagoas de água doce – levando pessoas de todo o mundo a suas margens. Em 1984, uma lei federel declarou Jericoacoara área de proteção ambiental e em 2002 a área alcançõu o status máximo de em termos de proteção ambiental, sendo nomeada Parque Nacional. Devido às restrições à construção e leis de proteção ambiental, Jericoacoara tem crescido de uma forma positiva. Empresários enganjados em proteger a beleza e a simplicidade de Jeri, criaram pousadas pequenas e aconchegantes que oferecem charme e sofisticação sem grandiosidade ou extravagâncias.
PASSEIOS E ATIVIDADES http://www.portaljericoacoara.com.br/jericoacoara_atividades.htm
No percurso desde Jijoca a Jericoacoara (uns 25km), você vai experimentar seu primeiro passeio, pois a vila de Jericoacoara se encontra localizada dentro do Parque Nacional onde não é permitida a construção de estradas. Neste tramo feito em veículos 4x4 poderá apreciar um pouquinho da extensa beleza do lugar. Já na vila existe uma Associação de Bugueiros com preços acessíveis e motoristas treinados e cadastrados, alem de algumas agências que organizam passeio em quadriciclos.
Outra opção mais ecológica é o passeio de Cavalo até o mangue seco para conhecer com calma as belezas da paisagem. Caminho a Tatajuba não deixe de conhecer o reduto dos cavalos marinhos. Para atravessar o braço do rio Guriú, existem pequenos barcos que levam os bugues em poucos minutos. Aproveite estes passeios de forma responsável cuidando do ecossistema frágil que foi criado através dos anos. Entre os pontos mais procurados tem, Tatajuba, Mangue Seco e Rio Guriú, Lagoa do Paraíso e Lagoa azul, Lagoa do pinguela, além dos diversos paisagens como, restinga, dunas, tabuleiro, manguezal, gramados, praias e serrote, que abrigam a mais de 38 famílias de aves, sendo que várias espécies são raras ou estão ameaçadas de extinção.
A lagoa de Jijoca é formada pelo barramento das águas dos Córregos do Paraguai e do Mourão, causa da migração de dunas móveis na planície costeira, de águas cristalinas e areias finas em tons que variam de verde a azul. A maioria das pessoas conhece a Lagoa Azul e a Lagoa Paraíso, que representam dos trechos diferentes da Lagoa de Jijoca.
A "Lagoa Azul e Lagoa Paraíso" na verdade é uma só. A Lagoa Azul: Possui alguns pequenos trampolins na beira da lagoa, feitos artesanalmente, porém muito utilizados pelas crianças. Esta praia de areia branca tem uma grande extensão e sua paisagem pode ser comparada ao colorido do Caribe. A Lagoa Paraíso: Oferece uma boa infraestrutura para o turismo com algumas pousadas e sítios confortáveis além de restaurantes. Este trecho da lagoa é utilizado para praticantes do Kitesurf, além de jangadas de pescadores, principalmente nos meses de ventos (julho a janeiro). NOTA: Precisa chover bastante (Época de chuvas de fevereiro até o maio) para que as depressões de água doce nas lagoas possam exibir o seu esplendor digno do Caribe.
|
MEUS CLICKS
Nenhum comentário:
Postar um comentário