ESTE BLOG TEM O INTUITO DE DIVULGAR AS BELEZAS NATURAIS DE VÁRIAS CIDADES BRASILEIRAS (algumas visitadas por mim) ATRAVÉS DE FOTOS, E DEMONSTRAR O SEU POTENCIAL TURÍSTICO. AS PECULIARIDADES DE CADA CIDADE BRASILEIRA, SÓ AUMENTA A CERTEZA DE QUE VALE A PENA CONHECER E APRECIAR O NOSSO GRANDIOSO BRASIL!


sexta-feira, 20 de junho de 2014

GARANHUNS - Cidade das Flores

http://www.ferias.tur.br/informacoes/5259/garanhuns-pe.html

Garanhuns possui 131.313 mil habitantes, segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2009), com uma concentração urbana de 88,00% dos habitantes, e uma área territorial de 472,46 km2. Localizado no Planalto da Borborema, distante 230 km da capital do Estado, Recife.
A cidade é hoje o centro comercial mais diversificado do Agreste Meridional, que, agregando mais seis municípios cujos habitantes também a procuram, compreende 32 municípios com uma população mais que 1.066.000 de consumidores, onde o comércio se constitui na principal atividade impulsionadora da economia, representando 62,04% do PIBpm (IBGE, 2002).
Garanhuns, pelo seu diversificado comércio e oferta de serviços, tem no turismo um importante fator de desenvolvimento. Possuímos uma boa cultura turística fortalecida pelo dinamismo da nossa Secretaria de Turismo, por uma ampla rede de empresas prestadoras de serviços e de hotéis voltados ao turismo, pelos eventos de capacitação setorial realizados na cidade, pela existência de um clima ameno e pela abundância e qualidade de suas águas.
Garanhuns é também um centro regional de saúde e educação. Na saúde, diversos hospitais, empresas de saúde e assistência médica estão aqui instaladas. A Universidade de Pernambuco – UPE (CAMPUS Garanhuns); a Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE (Unidade Acadêmica de Garanhuns); a AESGA – Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns, mantenedora das Faculdades de Direito (FDG), Administração (FAGA), Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (FAHUG) e Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG), os quais oferecem cursos de graduação e pós-graduação. Além da demanda de Instituições que oferecem Ensino a Distância. No setor educacional, em todas estas instituições acadêmicas está sendo constituída a expansão das suas atividades, com abertura de novos cursos.
Para formação e qualificação de profissionais, além dos diversos cursos de informática, a cidade conta com os serviços e cursos disponibilizados pelo SEBRAE, SENAC, SESI e SESC e brevemente contará também com uma unidade do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), antigo CEFET que oferecerá Cursos Técnicos profissionalizantes.
O município é abastecido pela Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), com água tratada. A coleta de lixo é feita pela LOCAR, empresa de caráter privado, que atende a toda região urbana e rural, sob supervisão da Prefeitura, contando também com Aterro Sanitário.
A cidade, incrustada entre sete colinas e belas paisagens, tem sua história iniciada na primeira metade do século XVII, sendo contemporânea às guerrilhas dos escravos fugidos para o Quilombo dos Palmares, dando início a uma série de fazendas e sítios.
Em 1700 foi instalada a Capitania do Ararobá e a Freguesia de Santo Antônio do Ararobá, tendo como sede o território da fazenda do Garcia, depois Sítio Tapera, sede da capitania, hoje cidade de Garanhuns. Por Carta Régia, em janeiro de 1777 foi criada a freguesia de Garanhuns. O município foi criado em 1811 e elevado à categoria de cidade em 1879, pela Lei Provincial n°1309.
Vários ciclos econômicos marcaram a evolução do município ao longo do século XX. O primeiro deles estava ligado ao traço mais forte de sua identidade: o cultivo do café, seguido pela diversificação de produtos agropecuários. A partir de 1966, inicia-se novo ciclo, com ênfase para o comércio, o turismo e serviços no município, cuja participação em nosso PIB é de 62,04%, seguido da indústria com 32,88% e agropecuária com 5,08% (IBGE, 2002).
Na bovinocultura, a bacia leiteira concentrada na região do município de Garanhuns, participa com aproximadamente 40% - 144 milhões de litros – na produção de leite em Pernambuco, que nos últimos dois anos foi registrado um crescimento de 23%, atingindo cerca de 360 milhões de litros por ano, colocando o estado em segundo lugar no ranking do Nordeste (Fonte: ADDIPER – Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, out/2005).
Garanhuns é a soma de história, progresso, folclore, festas e feiras culturais, belezas naturais, da convivência harmônica de técnicas artesanais, de hospitalidade do seu povo, com atrativos turísticos inigualáveis. Uma das principais atrações urbanas da cidade é o Cristo, no alto do Magano. Ainda na área da cidade, dentre outros pontos turísticos, pode-se visitar o Relógio de Flores no bairro Heliópolis, o Santuário Mãe Rainha, o Parque Ruber van der Linder, o Parque Euclides Dourado, com sua pista arborizada para caminhadas e um grande comércio que oferece ótimas oportunidades para compras diversas.
Em pleno Pernambuco, Estado muito visitado em razão de suas belas praias e temperaturas elevadas, encontra-se uma cidade cuja temperatura varia de 9ºC no inverno a 25ºC no verão. Embora pareça mentira um município do Nordeste ter temperaturas amenas, são estas as características de Garanhuns. 

Distante 230 km de Recife, capital de Pernambuco, Garanhuns fica no Planalto da Borborema, a 896 metros acima do nível do mar. 

O clima típico de uma "cidade de inverno", semelhante ao de Campos do Jordão (SP), é explicado pela localização geográfica. Guaranhuns fica sobre sete colinas -Monte Sinai, Triunfo, Columinho, Ipiranga, Antas, Magano e Quilombo. 

Como se já não bastassem o clima e a paisagem típica das regiões montanhosas, Garanhus fica sobre uma reserva hidromineral, onde há várias fontes de água mineral. 


VEJA AS ATRAÇÕES TURÍSTICAS DE GARANHUNS: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/americadosul/brasil-garanhuns.shtml

Alto Columinho 
Um santuário dedicado à São Cristóvão, com duas paredes perpendiculares de tijolos vazados, fica sobre uma das sete colinas de Garanhuns. 
No caminho percorrido até o santuário, percorre-se uma via sacra com as quinze estações. Do alto, visualiza-se a beleza da paisagem da cidade e o Alto do Magano. 

Bica do Timbó 
Uma bica formada pelas águas de uma nascente conhecida como “Grota do Timbó” fica a 30,7 km da sede da cidade. Tem cerca de 1,5 metro de altura e é usada para banhos. 

Casa de farinha do Castainho 
Nesta casa encontram os objetos utilizados para o fabrico de farinha de maneira artesanal. Uma caixa de madeira, chamada de “cevador”, a prensa, o rodeto e o forno em formato circular de alvenaria e o rodo, usado para mexer a farinha são os principais “equipamentos”. 

Castelo de João Capão 
Construído por um trabalhador que ambicionava morar num castelo medieval, o castelo de João Capão fica à margem da BR-423, com entrada ao lado do Posto Nogueirão. Durante o “Festival de Inverno” o castelo transforma-se em restaurante. 

Cachoeira de Inhumas 
Distante 300 metros da barragem, a cachoeira tem três quedas. A primeira tem cerca de 3 metros, a segunda tem 1,5m e a terceira tem cerca de 15 metros. O trecho superior da cachoeira, onde há piscinas naturais, é balneável. 

Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti 
Construção do século 19, o centro cultural é um exemplar da arquitetura inglesa. Tem características semelhantes às edificações da rede ferroviária. 
Sua fachada tem três portas e quatro janelas, todas com treliças no alto e protegidas por meia grade de ferro batido. Do terraço do prédio é possível avistar o trem. 
A construção foi restaurada pelo prefeito Luís Souto Dourado e transformada, em 1979, em centro cultural. Tem espaço para teatro, sala de história da imprensa, museu, sala de memória, casa do artesão e galeria de artes. 

Cristo do Magano 
Em 1954, uma imagem de Cristo crucificado, com quatro metros de altura, foi esculpida pelo artista Renato Pantaleão. Fica a 1.030 metros de altitude, sobre um mirante em forma de fortaleza de pedra. 

Espaço Cultural Luis Jardim 
O espaço é uma homenagem ao poeta, escritor, jornalista e pintor. Fica na avenida Santo Antônio. Reúne a história de Garanhuns. 

Fonte Luminosa 
Localizada na praça Souto Filho, tem canteiros floridos e arborização acolhedora. No final da tarde, os pássaros passam pela fonte e acolhem nas palmeiras imperiais. 

Igreja do Timbó 
A igreja do Timbó é a mais antiga de Garanhuns. Sua construção está associada a uma imagem de Nossa Senhora de Nazareth, que teria sido trazida da Bahia por um negro escravo fugido do cativeiro, entre 1650 e 1700. 
O escravo teria se juntado a outras famílias negras para erguerem a pequena igreja, em homenagem a Santa. 
A igreja do Timbó foi construída num plano elevado em tijolo artesanal. No altar-mor há apenas um santuário em tijolo rebocado com a imagem de Nossa Senhora de Nazareth. 

Igreja Matriz de Santo Antônio 
A igreja terminou de ser construída em 1859, mas foi reconstruída em 1872. Sua fachada tem cinco portas em madeira com arcaduras de massa e elementos decorativos em massa. Há duas janelas à altura do coro, dois óculos com vitrais e torre quadrangular com um campanário. No alto fica a imagem de Santo Antônio -esculpida em concreto por João Bina, artista de Quipapá. 

Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 
Construída entre 1957 e 1962 teve projeto arquitetônico do engenheiro Albert Reithler e de Pierre Reithler. Para ser erguida, houve participação do povo, que contribuiu com doações de material de construção. 
Foi inaugurada oficialmente no dia 8 de dezembro de 1962, quando a torre, calçada e o piso estavam prontos. Depois da inauguração, os trabalhos de acabamento continuaram. 
A torre sineira foi construída na década de 70 e fica na parte externa da igreja. Uma imagem de Santo Afonso adorna a igreja. Nos altares há painéis com azulejos e crucifixo com a imagem de Cristo. 

Monumento do Ypiranga 
Também chamado de “pirulito”, tem forma de obelisco. A obra foi feita para comemorar a independência do Brasil. Fica no alto da Boa Vista. 

Mosteiro de São Bento 
A construção, que data de 1940, foi feita em tijolo aparente e lembra os mosteiros beneditinos. Árvores grandes, como pinheiros e flamboyant, ficam em volta do mosteiro. Uma cruz em relevo numa grande torre na entrada chama a atenção. Tem claustro, cripta e uma capela moderna. 
A capela, os vitrais e um painel que faz alusão ao apocalipse são obras do paulista Cláudio Patos.
O Mosteiro funciona como escola de formação de monges e fabrica hóstias. Há também uma loja onde os beneditinos vendem sírios, ícones, pinturas e licores artesanais de jenipapo, chocolate e ameixas. 

Parque Euclides Dourado 
Cheio de eucaliptos, a área tem cerca de oito hectares. O centro desportivo tem piscinas, quadras, pista de cooper e aluga bicicletas. Abriga também a biblioteca municipal Luís Jardim. Está sendo reformado para receber ciclovia, pista de bicicross, rampa de skate, playground, área para piqueniques, lago para pedalinhos, equipamentos de ginástica e replantio de 2.100 mudas de eucaliptos. 

Parque Ruber van der Linden 
O parque foi montado onde ficava a companhia de abastecimento de água e luz de Garanhuns, administrada pelo engenheiro Ruber van der Linden. 
Foi reformado em 1994 e atualmente é um parque arborizado, com flores raras, lagos, fontes de água, grutas e pássaros. 

Povoado do Castainho 
Esta é uma comunidade negra remanescente do Quilombo dos Palmares. A área é explorada pelos membros da comunidade, que plantam milho, feijão, mandioca e fruteiras. 
As 183 famílias, que moram em casas de taipa ou alvenaria, preservam as tradições culturais, costumes e a experiência de trabalho coletivo. Produzem farinha, goma e puba de mandioca. 
Para resgatar a tradição cultural mantêm a dança “samba de coco” e a festa “Mãe Preta”. No “Festival de Inverno” o povoado recebe apresentações. 

Praça Souto Filho 
Por sua localização e dimensão, a praça é muito frequentada pela população local e por visitantes. É calçada com lajotas de ardósia, tem canteiros floridos e uma fonte luminosa. 

Praça Dom Moura 
A praça é grande e arborizada. Além dos canteiros floridos, tem no centro um carramanchão, com colunas de cimento em uma base arredondada, semelhante a um palco romano. 

Praça da Bandeira 
Canteiros floridos e árvores de médio e grande porte dão graça à praça. No centro, há um carramanchão de buganville, construído em cimento. 

Praça Tavares Correia 
Por ser florida e gramada, a praça é um dos cartões postais da cidade. É nesta praça que fica o "Relógio de Flores". Há também um busto de bronze de Tavares Correia, conhecido como o "descobridor de Garanhuns". 

Relógio de Flores 
Construído em 1979 na praça Tavares Correia, é o único no Norte e Nordeste. Tem quatro metros de diâmetro e funciona a cristal de quartzo. Os números são feitos com plantas e flores.


REDE HOTELEIRA HTTP://WWW.GARANHUNS.PE.GOV.BR/PMG/INDEX.PHP/A-PREFEITURA/16-ESPACO-TURISTA/34-REDE-HOTELEIRA

 

Embora as opções de hospedagens em Garanhuns sejam bastantes fartas e variadas, o número de leitos ainda é insuficiente durante os eventos de grande porte, principalmente durante o Festival de Inverno. Fazer reservas e garantir logo a sua vaga é imprescindível.
CONFIRA ONDE SE HOSPEDAR EM GARANHUNS:
HOTEL DIPLOMATA
ENDEREÇO: Rua Dr. José Mariano, 194 - Centro
Telefone: (87) 3761 0539
E-mail: diplomata.hotel@hotmail.com
HOTEL COLINAS
ENDEREÇO: Rua Dr. José Mariano, 401 - Centro
Fonefax: (87) 3761 3539
E-mail: colinas.hotel@hotmail.com
FAZENDA SAMBAÍBA
ENDEREÇO: BREJÃO-PE
Telefone (87) 9988 1233
FAZENDA OLHO DÁGUA
ENDEREÇO: BREJÃO-PE
Telefone (87) 3789 1193 / 9609 0525
FAZENDA BREJO
ENDEREÇO: SALOÁ-PE
Telefone (81) 3251 0756 / (87) 3926 2047 /9988 1993
COLÔNIA DA SERRA
ENDEREÇO: BREJÃO-PE
Telefone (87) 3761 2572 / 3789 1104
FAZENDA BETÂNIA
ENDEREÇO: SÃO BENEDITO DO SUL-PE
Telefone (81) 3684 1126 / 3684 1511
GARANHUNS PALACE HOTEL
ENDEREÇO: Av Rui Barbosa, 626 - Heliopolis
Telefone (87) 3761 1244 / 3762 8750 - Fax (87) 3761 3737
HOTEL GAROA
ENDEREÇO: Praça Manoel Jardim, 110 - Centro
Telefone (87) 3762 4320 - Fax (87) 3762 4320
MAEL PLAZA 
ENDEREÇO: Av Júlio Brasileiro, 613 - Heliopolis
Telefone (87) 3762 1222 - Fax (87) 3762 1222
HOTEL MAVILLE 
ENDEREÇO: Av Santo Antônio, 187, 1º andar - Centro
Telefone (87) 3761 0414 - Fax (87) 3761 0717
HOTEL IPANEMA
ENDEREÇO: Praça Manoel Jardim, 42 – Centro - Garanhuns
Telefax: (87) 3763 1232
HOTEL POUSADA CIDADE SERRANA
ENDEREÇO: Próxima a Antiga Brahma, Heliópolis, Garanhuns - PE
Telefone: (87) 3761 0122 / 9633 3464
HOTEL SHALOM
ENDEREÇO: Rua Cel. Antônio Victor, 260, São José - Garanhuns – PE
Telefone: (87) 3762 2299
HOTEL RODRIGUES 
ENDEREÇO: Av Rui Barbosa, 688 - Heliopolis
Telefone (87) 3761 0441 - Fax (87) 3762 9556
HOTEL VELOSO
ENDEREÇO: Rua Melo Peixoto,125 – Centro
Telefone (87) 3761-4332 - Fax (87) 3761-4332
TAVARES CORREIA
ENDEREÇO: Av Rui Barbosa, 296 – Heliópolis
Telefone (87) 3762 0250 / (81) 3325 4505 - Fax (87) 3763 1638
COLÔNIA DE FÉRIAS DO SESC
ENDEREÇO: Rua Manoel Clemente, 161 – Centro
Telefone (87) 3762 8300 - Fax (87) 3761 0416 
HOTEL VIVO
ENDEREÇO: Av. Santo Antônio, 179 1º andar – Centro
Telefone (87) 3762 9080 - Fax (87) 3762 5303
HOTEL VILLAGE
ENDEREÇO: Avenida Santo Antônio, 149 - Centro
Telefone (87) 3761 3624 - &njbsp; Fax (87) 3761 0365 
HOTEL REAL
ENDEREÇO: Avenida Júlio Brasileiro, 6473 - Heliópolis
Telefone (87) 3761 2160 - Fax (87) 3761 2160
www.hotelrealgaranhuns.com.br/
HOSPEDARIA DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO
ENDEREÇO:Praça Tiradentes, 1223 - São José
Telefone (87) 3761 1592 - Fax (87) 3761 0035
HOSPEDARIA DO SEMINÁRIO SÃO JOSÉ
ENDEREÇO: Avenida Rui Barbosa , 200 – Heliópolis
Telefone: (87) 3761 3747 FAX (87) 3761 3747
D`NYL HOTEL
ENDEREÇO: Praça Dom Moura , 302 Centro
Telefone:  (87) 3761 0998 FAX (87) 3761 0998
HOTEL SUISSO
ENDEREÇO: Rua Dr. José Mariano, 93 Centro
Telefone: (87) 3761 6283 – FAX (87) 3761 3222 / 0800 281 4567
HOTEL FAZENDA ALVORADA
ENDEREÇO: Rua Duarte Coelho, 110 - Heliópolis
Telefone:(87) 3761 0601 / 3761 4938 / 3761 3794/ (81) 9952 1906
HOTEL AZEVEDO
ENDEREÇO: Rua Coronel Antônio Victor , 57 – São José
Telefone: (87) 3762 6969 FAX (87) 3762 6969
HOTEL MARIA ELIZA
ENDEREÇO: PRAÇA DOM MOURA, 322- CENTRO
FONE: 3762-0057 FAX: 3762-0057
SNOOZE HOTEL
ENDEREÇO: RODOVIA BR423,731 Heliópolis
FONE (87) 3763 2796 FAX: 3763 2796
FIGUEIREDO HOTEL
ENDEREÇO: Rua OLIVEIRA LIMA, 337 1º andar - Heliópolis
FONE: 3762 3237 fax: 3762 3237
POUSADA COLUMINHO
ENDEREÇO: AV CARUARU, 825 Heliópolis
FONE (87) 3762 0529 / 8813 7509
POUSADA DOS EVENTOS
ENDEREÇO: RUA DA PROSPERIDADE, 56 – São José
FONE (87) 3762 2139 / 3761 3232 / 9917 3170
MONTE SINAI HOTEL
ENDEREÇO: RUA XV DE NOVEMBRO, 179 1º ANDAR, CENTRO
FONE (87) 3761 7683
POUSADA E RESATURANTE RIOS
ENDEREÇO: RUA NOSSA SENHORA DE LOURDES, 48 – CENTRO – ANGELIM - PE
FONE (87) 3788 – 1409
ALAMEDA HOTEL
ENDEREÇO: AVENIDA SANTO ANTÔNIO, 429 - CENTRO - GARANHUNS-PE
FONE (87) 3762 - 2026
Ref.: ao lado de Ferreira Costa
POUSADA DO VALE
ENDEREÇO: RUA CAPITÃO VIANA, 435 - BAIRRO DA BRAHMA - GARANHUNS-PE
FONE (87) 3761 - 0209
www.pousadadovale.tk


MEUS CLIKS





















terça-feira, 17 de junho de 2014

Salvador - Capital cultural do país

Salvador é conhecida como a “capital cultural do país”, berço de grandes nomes no cenário artístico, com destaque mundial. A cidade investe cada vez mais no turismo, que é reconhecido como importante atividade, principalmente no que se refere à exploração das artes, belezas naturais e patrimônios culturais.
As ruas do Centro Histórico transportam o turista para os primórdios da história do Brasil. Durante as visitas ao local, pode-se aprender, com a ajuda dos guias, como se desenvolveu a colonização da primeira capital do país. Até 1763, Salvador sediou a capital da Coroa Portuguesa nas Américas, sendo que alguns monumentos construídos neste período continuam preservados, o que torna o patrimônio arquitetônico dessa cidade muito valorizado. No Pelourinho, existem mais de 800 casarões dos séculos XVII e XVIII.
Diversas igrejas e museus completam a estrutura deste bairro, que, no passado, era ponto oficial de tortura dos escravos. A cidade destaca-se historicamente, também, por ter sido o principal porto do Hemisfério Sul até o século XVIII. A Bahia sempre teve um litoral diferenciado, considerando que detém o maior número de praias do país. Por isso, a natureza foi generosa nos 50 quilômetros de costa que Salvador tem, onde as belezas naturais são tão vastas quanto o próprio litoral. Com tantas praias, fica fácil explicar porque a cidade é tão procurada pelos amantes de esportes aquáticos.
Em Salvador, os mergulhadores encontram espaço ideal. Além de belezas naturais submarinas, a cidade tem o maior número de naufrágios registrados no Brasil. Algumas ruínas de antigos navios estão a poucos metros da praia, acessíveis para iniciantes em mergulho. Quem prefere emoções mais fortes, pode visitar navios pouco explorados, situados em águas profundas, ainda na Baía de Todos os Santos. As águas alcançam, em média, 26ºC, o que favorece a prática de variadas modalidades esportivas. Nos passeios a beira-mar, podemos ver pessoas praticando windsurfe, kitesurf, além do próprio surfe, que tem campo propício em quase todas as praias da capital. Outros tipos de esportes também são incentivados na cidade, como o sandboard, que encontra nas dunas espaço adequado.

Nas áreas mais urbanas, é possível presenciar skatistas em half-pipes e até rapeleiros pendurados em prédios e viadutos. Os saltos de asa-delta saem do alto de Ondina, uma grande área de preservação ambiental, que resguarda um Zoobotânico com cerca de 18ha, que chama atenção dos visitantes pela variedade de espécies que preserva. As reservas ecológicas de Pituaçu e São Bartolomeu, em Pirajá, com respectivamente 425 e 1.550ha, também enchem os olhos dos amantes da natureza. As riquezas da cidade podem ser vistas em cada esquina. Alegria, criatividade, musicalidade, riqueza folclórica e cultural são inerentes ao povo baiano, que tirou da mistura de raças e costumes o seu principal tempero. Os visitantes que chegam a Bahia sempre são bem recebidos, porque, neste estado, todos são brancos, negros e índios. Portanto, Salvador é a capital da multiplicidade e, em potencial, o maior destino turístico do país.

A mistura de raças, culturas e credos, que recebeu doses generosas de alegria e sincretismo, conferiu a Salvador um astral único e arretado que atrai brasileiros e estrangeiros o ano inteiro. É no verão, entretanto, que a capital baiana ganha ainda mais brilho, com as festas populares que arrastam multidões atrás de imagens religiosas e, claro, dos trios elétricos. De dezembro até o Carnaval, são muitos os homenageados – do Senhor do Bonfim ao Rei Momo. Fiéis e foliões agradecem! 

Lavagem do Bonfim: Baianas se enfeitam para a grande festa
Foto: Rita Barreto - Bahiatursa

Primeira capital do Brasil, Salvador reúne o presente e o passado em perfeita harmonia e, levando-se em conta a topografia da cidade - dividida em Alta e Baixa – fica fácil mapeá-la e vislumbrar os atrativos escancarados em cada esquina.

É na parte alta que fica o colorido Pelourinho, bairro histórico e tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Em suas ruas e vielas estão centenas decasarões dos séculos 17 e 18 que abrigam de museus a terreiros de candomblé, além de templos católicos que atraem estudiosos do mundo todo – é o caso da igreja de São Francisco, considerada a obra barroca mais rica do país. 
Rio Vermelho reúne as baianas e os acarajés mais famosos da cidade
Para chegar à parte baixa de cidade é preciso entrar, literalmente, em um dos cartões-postais de Salvador: o Elevador Lacerda, que faz a ligação entre os dois pontos. Uma vez à beira-mar, explorar as praias é fundamental. Entre as urbanas, Porto da Barra é a mais democrática e movimentada.

Afastadas do Centro, Itapuã, Stella Maris e Flamengo têm águas limpas e trânsito intenso nos fins de semana. No meio do caminho, o bairro do Rio Vermelho reúne os boêmios e os fãs dos mais famosos acarajés de Salvador, preparados pelas baianas Dinha e Regina.

No quesito gastronomia, aliás, as ofertas vão muito além do bolinho recheado com vatapá e camarão seco. As receitas típicas, que mesclam com perfeição ingredientes indígenas, africanos e portugueses, levam à mesa delícias como bobó, moqueca e caruru, sempre perfumados pelo azeite-de-dendê.


Importantes capítulos do Brasil Colônia foram escritos em Salvador, que através dos monumentos conta um pouco da história do país e dos povos que ali chegaram. Nos diversos museus e centenas de igrejas espalhadas pela cidade estão lembranças da cultura da época, além das heranças dos portugueses e dos africanos.
História, natureza, fé e diversão. Assim podem ser divididos os roteiros por Salvador. Nas cidades Alta ou Baixa, atrativos não faltam para surpreender o visitante o ano inteiro. São igrejas e casarões no Pelourinho; burburinho e acarajé no Rio Vermelho; lavagem e fitinhas no Bonfim; praias badaladas e rústicas no Litoral Norte... E no verão ainda tem festas de rua e muito Carnaval. Variedade assim, só no tabuleiro da baiana!


Nenhum outro lugar reflete tão bem a alma da Bahia quanto o Pelourinho. Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o bairro na Cidade Alta, tem mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18. Vielas, ladeiras e largos concentram igrejas, museus, restaurantes, lojas e um vaivém de gente de Salvador, do Brasil e do mundo. 
 FORTE DE SÃO RAFAEL
Totalmente restaurado em 2006, ganhou salas de exposições, instalações cenográficas e simuladores digitais de naus e canhões. A construção circular fica em frente ao Mercado Modelo.
Centenas de quilos de ouro – uma tonelada, diz a lenda - foram usadas para revestir os altares da igreja mais rica do país, com talhas de anjos, atlantes, animais e flores. Considerado um dos mais extraordinários monumentos do barroco mundial, o templo de São Francisco, erguido em 1723, tem ainda balaustradas em jacarandá negro.
Um dos mais belos conjuntos arquitetônicos às margens da Baía de Todos os Santos, o Solar do Unhão abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia, reunindo mais de duas mil obras de pintores brasileiros como Di Cavalcanti, Portinari e Tarcila do Amaral. Construído no século 17, em alvenaria de pedra, para ser a residência.
O Farol de Santo Antônio, mais conhecido como Farol da Barra, foi aberto à visitação pública - pela primeira vez em sua história - em maio de 2011. As visitas acontecem 313 anos depois de sua construção, concluída em 1698. Com as visitas liberadas, turistas e moradores vão poder subir as escadarias espiraladas da torre.
A igreja do Senhor do Bonfim não é a mais bonita, mas com certeza, é a mais famosa de Salvador em função da tradicional “Lavagem do Bonfim”, comemoração marcada pelas baianas jogando água nos degraus do templo em uma festa que dura o dia inteiro, animada por blocos de afoxé.
As oito grandes esculturas de orixás sobre o espelho d´água, assinadas pelo artista plástico Tati Moreno, conferiram ao Dique do Tororó o título de novo cartão-postal de Salvador, atraindo turistas e moradores. O espaço é bastante procurado também para a prática de esportes e para o lazer, oferecendo pistas de cooper, raias para remo, decks... 
A maneira mais original de circular entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa é através do Elevador Lacerda, um dos marcos da capital baiana inaugurado em 1872. Com 72 metros de altura, liga a Praça Tomé de Souza (parte alta) à Praça Cairu, onde fica o Mercado Modelo. Restaurado em 2002, ganhou nova iluminação... 
Erguido em 1861 para funcionar como Casa da Alfândega, o Mercado Modelo mantém a arquitetura neoclássica original mesmo depois de ter sofrido dois incêndios (1969 e 1984).Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o espaço abriga centenas de boxes que vendem de fitinhas do Bonfim a roupas e artigos para casa. 

A principal atração é a missa de domingo, às 10h, que apresenta cânticos acompanhados por instrumentos africanos como atabaques, agogôs, tamborins e repiques, além de incenso perfumando o ambiente, sendo uma das maiores expressões do sincretismo baiano. Vale a pena acordar cedo! Para os dorminhocos, uma segunda chance: também tem missa às terças-feiras.

Salvador tem uma barraquinha de acarajé em cada esquina, mas para experimentar os quitutes preparados pelas baianas mais famosas da capital siga para o bairro do Rio Vermelho. No Largo de Santana, Dinha e Regina demarcaram seus territórios, reunindo turistas, boêmios e artistas que têm por sua baiana favorita a mesma paixão que carregam... 
Um dos lugares mais charmosos de Salvador - com privilegiada vista da Baía de Todos os Santos e um pôr de sol espetacular - ainda é pouco explorado. Escondida na península de Itapagipe, na Cidade Baixa, reúne um pátio, uma igrejinha, um convento e um farol – arquiteturas típicas da capital baiana! A Ponta

AS PRAIAS DE SALVADOR http://www.feriasbrasil.com.br/ba/salvador/aspraias.cfm


As praias urbanas de Salvador não são indicadas para banho em função da poluição, mas os calçadões da orla garantem o buxixo. As exceções ficam por conta do Porto da Barra, lotada nos finais de semana; e Farol da Barra, que abriga o imponente Forte de Santo Antônio. Ambas têm águas limpinhas!

Já as praias do Norte, em direção ao aeroporto, tem águas limpas e movimento intenso aos sábados e domingos (se possível, vá durante a semana). Três são imperdíveis – Itapuã, que além da fama tem águas verdes, areias claras e piscinas naturais; Stella Maris, que atrai banhistas e surfistas em função das boas ondas e trechos protegidos por recifes; e Flamengo, com ares rústicos, emoldurada por coqueiros e dunas e point das turmas jovem e do surf. Por ali funciona a Barraca do Lôro, cheia de mordomias e ponto de encontro de soteropolitanos e turistas. Para quem quer sossego, a dica é a escondida praia do Buracão, no Rio Vermelho.

URBANAS

PORTO DA BARRA

Praia mais próxima do Centro, Porto da Barra tem águas limpas e piscinas naturais, o que faz dela uma das mais procuradas aos sábados e domingos por baianos, turistas, ambulantes.... Venha durante a semana, quando é mais tranquila. Outro atrativo é a iluminação noturna, garantindo o movimento até mesmo depois que o sol se põe.   
Cenário das grandes comemorações da cidade, como o Reveillon, a Praia do Farol da Barra tem como destaque o Forte de Santo Antônio. As piscinas naturais na maré baixa perfeitas para banho e o calçadão para caminhadas garantem o vai-e-vém o dia todo. À noite, o movimento é grantido por conta dos bares e restaurantes.leia mais 
 

ONDINA

Pequenina, a praia de Ondina tem ondas fortes e muitas pedras - mergulhar na maré alta não é uma boa ideia! Por conta dos muitos hotéis ao redor, tem sempre movimento na orla.  leia mais
Indicada para quem quer sossego, a praia frequentada basicamente por soteropolitanos fica bem escondida. O acesso é por um caminho de terra que sai do alto da Rua Barro Vermelho, no Rio Vermelho. O pouco movimento também se deve às condições do mar: bravo e com correnteza forte.

RIO VERMELHO

Muito poluída, a praia do Rio Vermelho funciona como porto para os pescadores locais. Prefira apreciar o visual, curtir o burburinho noturno dos bares e degustar os acarajés das baianas que lá mantêm seus quiosques. No Dia de Iemanjá - 02 de fevereiro - a praia é cenário para umas das mais bonitas festas religiosas,


Amaralina tem as águas próprias para banho em alguns meses do ano, mas tem ondas fortes - o canto esquerdo é o mais calmo e mais frequentado. Já Pituba, poluída, atrai por conta do Jardim dos Namorados, com quadras esportivas, espaço para eventos e bares.

JARDIM DE ALÁ

Os coqueirais no canto direito que deram origem ao nome continuam lá, mesmo depois das obras de urbanização da orla. À esquerda, o mar é quentinho, mas muito agitado.  

 

 JAGUARIBE

O mar com boas ondas atrai os surfistas enquanto o calçadão com coqueiros atrai a turma da caminhada. Apesar das ondas, é frequentada por banhistas.

LITORAL NORTE

PIATÃ

Muito procurada por turistas e moradores, a popular praia de Piatã tem águas calmas, coqueiral e bares com música ao vivo e petiscos.

ITAPUÃ
Mais famosa praia de Salvador - imortalziada por Vinícius de Moraes e Caetano Veloso - Itapuã é realmente um cartão-postal: além do farol, tem águas verdes, pedras, coqueiros, piscinas naturais e areias claras. O movimento, tanto de banhistas como de ambulantes, é grande. Aproveite para experimentar um dos acarajés mais apreciados da cidade.


STELLA MARIS

Com boas ondas para a prática do surf, a praia de Stella Maris também tem trechos protegidos por pedras que formam piscinas naturais na maré baixa, atraindo famílias com crianças. O movimento é grande por conta dos resorts e casas de veraneio. Nos fins de semana, os engarrafamentos são constantes. 
Extensa, tem trechos desertos e outros bem movimentados, como o que abriga a concorrida Barraca do Lôro (R. Desembargador Manoel de Andrade Teixeira, 266. Tel: 71-3015-0140), com cardápio variado, duchas, massagem, espaço infantil, lojinha... As boas ondas atraem os surfistas.

MEUS CLICKS































Onde Ficar http://bahia.com.br/onde_ficar/
  • Pousada Casa Bon Vivant

    Endereço: Rua do Cajueiro, nº 10 Bairro: Centro Tel.: (75) 3334.1537/ (75) 9932-7679 Fax: site: www.pbonvivantwebnode.com e-mail: casabonvivant@ymail.com Facebook:  https://www.facebook.com/CasaBonVivant?notif_t=page_new_likes Apartamento:...
    Cidades: Lençóis Tipo Onde Ficar: Pousadas
  • -POUSADA DA MORENA

    Endereço: Rua Maria Filomena, s/nº CEP: 4830.000 Bairro: Barra do Itariri Tel.: (75) 3449.4072 / (71) 9972.9430 Fax: site: e-mail: pousadadmorena@gmail.com Facebook: http://www.facebook.com/pages/Pousada-da-Morena/183348241789975?ref=hl Apartamento:...
    Cidades: Conde Tipo Onde Ficar: Pousadas
  • Camping Ecológico de Itapuã

    Endereço: lameda Praia do Flamengo s/nº Bairro:  Stella Maris Tel.: (71) 3374-0102 / 3364-0447 facebook: Camping Ecológico de Itapuã e-mail: Informações: Serviços:...
    Cidades: Salvador Tipo Onde Ficar: Campings
  • Camping Ecológico de Itapuã

    Endereço: lameda Praia do Flamengo s/nº Bairro:  Stella Maris Tel.: (71) 3374-0102 / 3364-0447 facebook: Camping Ecológico de Itapuã e-mail: Informações: Serviços:...
    Cidades: Salvador Tipo Onde Ficar: Campings
  • Pousada Ecológica Projeto Semente – Fazenda Três Lagoas

    Distância de Salvador: 270km Acesso: BR-324; BR- 101 e BR- 420 ou pelo sistema ferry-boat: Ba- 001; BR-101 e BR-420 Acomodações: Apartamento para 02, 03 e 04 (pax’s), banheiro...
    Cidades: Ubaíra Tipo Onde Ficar: Hotéis fazenda
  • Fazenda Engenho D’Água

    Distância de Salvador: 80,3km Acesso: BA-522 km 10 (margem) Acomodações: Não possui. Day use Atrativos: Passeio às roças de cacau com aula de clonagem. E, se for...
    Cidades: São Francisco do Conde Tipo Onde Ficar: Hotéis fazenda
  • Traripe Espaço Cultural e Ecológico

    Distância de Salvador: 94km Acesso: BR-324 Acomodações: Apartamentos e suites com varanda e solário. Atrativos: Reserva do bioma Mata Atlântica, trilhas, cachoeiras, piscina,...
    Cidades: Santo Amaro Tipo Onde Ficar: Hotéis fazenda
  • Pousada Solar da Pedra

    Distância de Salvador: 90km Acesso: BR-324, são 59km até o entroncamento da BA-026 até Santo Amaro. Acomodações: Quartos com ventilador, Tv e banheiro , para grupos...
    Cidades: Santo Amaro Tipo Onde Ficar: Hotéis fazenda
  • Fazenda Pedra da Égua

    Distância de Salvador: 96km Acesso: BR- 324 km 539 Acomodações: não possui é  Day use Atrativos: Fontes, bicas, passeio ecológico, além do pesque-pague Gastronomia:...
    Cidades: Santo Amaro Tipo Onde Ficar: Hotéis fazenda
  • Fazenda Flor de Café

    Distância de Salvador: 600 km Acesso: BR- 242 e BA 148 Acomodações: na sede da fazenda Atrativos: Participar da colheta do café e de todo processo do grão à xícara. Gastronomia:...
    Cidades: Piatã Tipo Onde Ficar: Hotéis fazenda